segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Em competição acirrada Paraná conhece os campeões de 2014

Tubarões/MM - Bi-campeões do Paraná e dois anos de invencibilidade no estado

A Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas realizou no último final de semana, em Foz do Iguaçu, a fase final do Campeonato Paranaense, onde foram conhecidos os campeões da temporada de 2014. Os Tubarões/MM/Fundesp, de Ponta Grossa, conquistaram o título da Divisão A, enquanto que os Pingüins do Sul/Pinhais arrebataram o título da Divisão B. Na segunda divisão do basquete em cadeira de rodas do estado os Pingüins do Sul fizeram uma campanha irretocável, com três vitórias em três jogos – 23 x 21 APAC/Cascavel, 34 x 05 Caramuru/Falcão/Castro e 23 x 20 ADFG/Lobos/Guarapuava. Os placares, especialmente contra os cascavelenses e guarapuavanos mostram bem o equilíbrio do torneio da Divisão B, que teve na ADFG/Lobos/Guarapuava a vice-campeã. A APAC/Cascavel derrotou a equipe de Castro por 35 a 11, ficando com a medalha de bronze.
Pingüins do Sul/Pinhais - Retorno as quadras com o título da Divisão B

As partidas da Divisão A mostraram que o Paraná conta a partir de agora com mais duas grandes equipes. UDF/Harpia da Fronteira, de Foz do Iguaçu e IFL/Londrina mostraram grande evolução, desbancando a vice-campeã de 2013, a ADFP/Fênix, de Curitiba, e dando muito trabalho para o atual campeão, o Tubarões/MM/Fundesp de Ponta Grossa. O time da região dos Campos Gerais ratificou a condição de favorito e dono da melhor campanha da temporada, vencendo seus três compromissos – 39 x 14 ADFP/Fênix, 49 x 29 IFL/Londrina e 51 x 43 UDF/Harpia da Fronteira. Com os resultados os ponta-grossenses chegam ao bi-campeonato estadual, e a marca de 31 partidas invictas dentro do Paraná. O IFL/Londrina venceu o Harpia da Fronteira por 27 a 18, ficando com o vice-campeonato estadual. Já o time da casa, de vice-campeão da Divisão B em 2013, chegou a medalha de bronze da Divisão A, ao passar pela ADFP/Fênix, de Curitiba por 34 a 31.

Vinícius da Luz (Tubarões/MM) - Cestinha do campeonato e destaque masculino

Cristiane Costa (Pingüins do Sul/Pinhais) - Destaque do campeonato entre as mulheres

Vinícius da Luz, dos Tubarões/MM/Fundesp, anotou 186 pontos em 11 jogos, tornando-se o cestinha do Campeonato. Ele também recebeu a placa de atleta destaque da temporada entre os homens. No feminino Cristiane Costa, dos Pinguins do Sul/Pinhais, foi eleita através de votação entre os técnicos e a arbitragem, como destaque da temporada. A mesma votação também elegeu a seleção do campeonato, que ficou formada por Marcelo Amaral (IFL/Londrina), Vinícius da Luz e William Mota (Tubarões/MM/Fundesp), Alex Padilha (UDF/Harpia da Fronteira) e William Pacheco (ADFP/Fênix).

Seleção - da esquerda para direita - William(Tubarões), William (Fênix), Marcelo (IFL), Alex (Harpia) e Vinícius (Tubarões)

No cerimonial de encerramento o presidente da FPRBCR, Ben Hur Chiconato, enalteceu a evolução técnica das equipes, destacando o trabalho dos técnicos e atletas como fruto desta constatação. “Estamos dando um passo de cada vez, sabendo que ainda não chegamos no nível das grandes equipes do país. Mas temos hoje o segundo maior campeonato do Brasil, com times buscando estruturação e evolução”, comemora o dirigente. “Isto se deve também ao apoio dos municípios de Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava e Foz do Iguaçu, que tem recebido nossos eventos, possibilitando um maior intercâmbio”, enfatiza Bem Hur. Segundo ele, é uma pena que o Governo do Estado, através da sua secretaria de esportes ainda não tenha descoberto isso, pois não fornece qualquer tipo de apoio a FPRBCR e ao basquete em cadeira de rodas do Paraná. “Estamos crescendo, e isto se deve exclusivamente ao empenho das equipes e seus apoiadores. Não quero que ninguém venha tirar proveito político disso amanhã ou depois. Fazemos o paradesporto pelo paradesportovo”, destaca o presidente.

 Arbitragem que atuou nas finais. Em 2015 o quadro será aumentado


Ele informa que a temporada de 2014 será aberta com a realização de um curso de capacitação de árbitros, e uma assembléia para promover a troca de alguns diretores, e levantar a fórmula de disputa da terceira edição do campeonato paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário