sexta-feira, 9 de maio de 2014

Federação não tem mais apoio da Secretaria de Esportes do Paraná

Responsável pelo primeiro embalo para que a Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas fosse constituída, a Secretaria de Esportes do Paraná recuou neste ano, e nesta temporada não apoiará mais a entidade. No meio da trajetória de exatamente um ano ficaram espalhados pelo caminho acordos não cumpridos e uma dívida de praticamente R$ 5.000 reais que a FPRBCR terá que pagar juntamente aos árbitros que atuaram na etapa final do Campeonato Paranaense de 2013. 

Conforme o presidente da entidade, Ben Hur Chiconato, para que fosse realizado um bom campeonato era necessário dinheiro, e na época a SEES, através do responsável pelo paradesporto, Décio Calegari, se propôs a custear o pagamento de arbitragens e apoiar financeiramente os cursos de árbitro e classificador funcional. Somente uma parte deste acordo foi cumprida, e a SEES acabou pagando somente as diárias das etapas de Foz do Iguaçu e Maringá. No mais a FPRBCR acabou por bancar os cursos técnicos e as passagens dos árbitros.

"Ficamos sentidos com a falta de retorno aos insistentes contatos, e quando isso aconteceu veio a resposta de que dificilmente a SEES pagaria e etapa final do estadual, realizada em Ponta Grossa, e também não apoiaria mais a Federação", salientou Ben Hur. Conforme o dirigente houve um ponto positivo neste triste desfecho: as equipes se organizaram mais, buscaram melhorias e fortaleceram a Federação. Às vésperas da realização da primeira etapa do estadual de 2014 a FPRBCR já acertou todos os detalhes com sua equipe de arbitragem e também já alinhavou com os times filiados como será desenvolvido o campeonato deste ano. "Os times estão motivados, e na base da coerência faremos uma competição que se pagará, e ao mesmo tempo continuará o processo de crescimento do basquete em cadeira de rodas no Paraná", enfatizou Chiconato.

Em 2014 Guarapuava, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu serão as grandes parceiras da Federação no sediamento das etapas. A cidade de Pinhais entrou com tudo nesta temporada, e já promoveu no mês de março a segunda clínica para técnicos. "Graças a credibilidade que temos com os árbitros formados por nossa federação e também com os dirigentes das equipes poderemos fazer um bom trabalho neste ano. A FPRBCR não tem interesse em crescer financeiramente, e sim de promover bons campeonatos sem que o saldo seja negativo finaceiramente", finalizou Ben Hur, que nos últimos dias tem conversado muito com seu vice-presidente, Nivaldo Menin, seu fiel escudeiro no trabalho da entidade. 

A 1a. Etapa do Campeonato Paranaense acontecerá em Guarapuava, nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio. Serão realizadas 18 paridas, que equivalem exatamente a metade da primeira etapa da competição, onde todos os times jogarão entre si. A abertura do estadual acontece no dia 16 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário