terça-feira, 20 de maio de 2014

1a. Etapa - Guarapuava - Missão cumprida

Não há como deixar de cumprimentar a cidade de Guarapuava, especialmente a sua técnica, Bruna Estevão, pela belíssima receptividade ao Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas. Temos absoluta certeza de que sementes foram plantadas, e num futuro próximo o paradesporto em sua cidade será mais reconhecido. Sabemos das dificuldades que existem ao se receber um evento desta magnitide. Afinal, foram mais de 110 pessoas, que precisaram ser acomodadas e alimentadas, e isto não é tarefa fácil, especialmente quando não se tem dinheiro para arcar com as custas do evento. A presença de público, a evolução técnica das equipes, a evolução de consciência dos atletas e o crescimento do campeonato ficaram evidentes. Falhas, houveram, mas não que pudesse comprometer nosso maior objetivo: tornar o basquete em cadeira de rodas do Paraná melhor, mais técnico e mais responsável.

Conversando com algumas pessoas ligadas a modalidade em nível nacional, pudemos apurar também que temos o maior campeonato do Sul do Brasil, e um dos cinco maiores do nosso país. É uma vitória? Com certeza, mas ela precisa servir como incentivo para que as equipes a cada dia procurerem melhorar mais. E mais do que isso, estes números precisam motivar o surgimento de novas agremiações. Estamos sim, tornando o basquete em cadeira de rodas respeitado e conhecido em todo estado. A mída tem vindo até nós, e especialmente dado ênfase ao trabalho dos treinadores. Esperamos que num futuro próximo estas ações tragam para nós alguns patrocinadores, para que possamos dar mais qualidade ainda a nossa missão.

Temos que destacar ainda o crescimento do número de mulheres praticantes do basquete em cadeira de rodas. Em Guarapuava foram seis atletas do sexo feminino - Pinguins do Sul, APAC e Caramuru apresentaram duas jogadoras cada um. É importante que o deficiente físico se mostre, dê a cara para bater, e com estas atitudes, diga que está pronto para se integrar a sociedade como qualquer outra pessoa. Dignidade, respeito e auto-estima. O basquete tem nos trazido muito mais do que isto. Parabéns à aquelas pessoas de Guarapuava, que proporcionaram este evento. Parabéns aos árbitros, dirigentes, técnicos e atletas. Até a segunda etapa, em Guarapuava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário