sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tubarões/MM encerram brasileiro com vitória

Tubarões ficaram perto da vagas às finais do brasileiro

A equipe de basquete em cadeira de rodas dos Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp encerrou sua participação dentro do Campeonato Brasileiro da Divisão de Acesso com uma boa vitória sobre a Vida Ativa, de Rondônia. O placar final apontou 49 a 41 para os ponta-grossenses, que pela primeira vez em sua história participaram de uma competição nacional, promovida pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas. Com o resultado o time, dirigido pelo técnico Ben Hur Chiconato, ficou com o terceiro lugar da chave, e sem chances de brigar pelo título, uma vez que somente os dois primeiros colocados garantiram vaga na semifinal.

A campanha dos Tubarões/MM iniciou nesta quinta-feira (06/2) com derrota para o All Star Rodas, de Belém, por 44 a 39. Neste jogo o time princesino comandou o placar até o final do terceiro quarto. Faltando dois minutos para o encerramento o jogo estava empatado em 39 a 39, mas, dois erros de finalização e contra-ataques do adversário, determinaram a vitória do All Star Rodas. Menos de sete horas depois os Tubarões entraram em quadra para decidir sua sorte contra a ACADEF, do Rio de Janeiro. A equipe começou bem, e mais uma vez tinha a vantagem até três minutos para o encerramento do jogo, quando errou arremessos fáceis, e acabou conhecendo sua segunda derrota na competição, desta vez por 35 a 31. Já sem chances de ficarem entre os quatro melhores do torneio, os Tubarões/MM enfrentaram na manhã desta sexta-feira (07/2) a equipe da Vida Ativa, de Rondônia. Com ótima aplicação na defesa, e sempre estando na dianteira do marcador, os ponta-grossenses chegaram a boa vitória, pelo placar de 49 a 41.

Contra a ACADEF (RJ) os paranaenses andaram perto da vitória

A competição só termina no próximo domingo (09/2), e a classificação do quinto colocado será definida no saldo average – divisão dos pontos feitos pelos pontos sofridos. Até a penúltima rodada os Tubarões ocupavam a quinta colocação entre todos os times envolvidos, e a vitória desta sexta-feira aumentou a possibilidade de que o time ponta-grossense encerre sua participação como quinto melhor time do brasileiro. Ainda existe a expectativa de que o ala/pivô Vinícius da Luz integre o time dos All Stars, onde os cinco melhores jogadores do torneio são escolhidos por uma equipe técnica.


Na avaliação do técnico Ben Hur Chiconato a participação dos Tubarões/MM foi extremamente positiva. Ele entende que sua equipe caiu na chave mais forte da competição, com dois primeiros colocados das etapas regionais, e times que possuem grande tradição no basquete em cadeira de rodas brasileiro. “Sentimos até um certo menosprezo dos times do Pará e Rio de Janeiro, mas, mostramos nossos cartão de visitas, e mais do que isso, que nossa equipe teria condições totais de estar entre os quatro melhores”, lamentou Ben Hur. Para ele a falta de uma maior experiência neste tipo de competição foi fatal nos momentos em que sua equipe poderia ter fechado com vitória as duas partidas em que perdeu por detalhes. “Estou orgulhoso deste grupo, e agora, definitivamente o Brasil sabe que Ponta Grossa, conhecida por tanta tradição no basquete convencional, também tem competitividade na cadeira de rodas. “O aprendizado destes atletas foi imenso, e só faltou mesmo uma única vitória na fase de grupos para chegarmos as finais da competição. Apesar do nó na garganta, tenho certeza absoluta que a partir de agora  seremos muito mais respeitados”, finalizou o técnico. Os Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp disputaram o campeonato brasileiro com os seguintes atletas: Vinícius, Noel, Edson, William, Diouk, Alex, Vitor e Antonio. A viagem da equipe para Manaus só foi possível graças ao patrocinador oficial MM Mercadomóveis, e novos apoiadores, como o grupo GMAD e os Supermercados Tozetto. Além disso o técnico Ben Hur contou com o apoio direto de vários amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário