domingo, 2 de fevereiro de 2014

Desfalcados, Tubarões/MM buscam conquista histórica

Limitação financeira impediu que o time esteja completo em Manaus

Ponta Grossa, cidade de tanta tradição dentro do basquete brasileiro, está prestes a escrever seu nome na história da modalidade, só que desta vez, num dos seus segmentos. O basquete em cadeira de rodas, destinado a pessoas com deficiências físicas, é recente na cidade dos Campos Gerais. São apenas cinco anos de existência, e numa ascensão, considerada meteórica, os Tubarões/MM/Apedef/Fundesp já acumulam nove conquistas, entre títulos estaduais e interestaduais. Na próxima quarta-feira (05/2) os ponta-grossenses embarcam para Manaus, no Amazonas, onde disputam o Campeonato Brasileiro da Divisão de Acesso. A vaga foi obtida em julho do ano passado, quando a equipe venceu a arquirrival, também paranaense, ADFP/Fênix, ficando com a segunda vaga da região sul para a competição.

Serão 11 times disputando três vagas para a 3ª divisão do brasileiro deste ano. Da região Sul classificaram Brusque e os Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp. ADEFIRV, de Goiás, e ADGE, do Distrito Federal, são os representantes da região Centro Oeste. Pela região Norte jogarão o All Star Rodas Belém, do Pará, e a Sociedade Vida Ativa, de Rondônia. ACADEF, do Rio de Janeiro, Unipan/Patos, de Minas Gerais, e CPSP, de São Paulo, defenderão a região Sudeste, e AABANE, da Bahia, e ADDECE, do Cerá, da região Nordeste, completam os times da competição. As equipes serão divididas em três chaves, sendo uma com três times, e outras duas com quatro agremiações. Oito equipes avançam para os jogos de “mata-mata” das quartas de final. O sorteio para definição dos confrontos acontece na quarta-feira (05/2), na reunião técnica do Torneio.

Mesmo antes do embarque os Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp enfrentaram adversidades dignas de uma grande final. A equipe foi totalmente prejudicada pela mudança de data por parte da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas. O patrocinador principal dos ponta-grossenses, o grupo MM Mercadomóveis, pagou perto de dez mil reais em multas pelo pedido de reembolso das passagens, que já haviam sido adquiridas, quando a CBBC adiou a competição, repassando a informação de que não havia data para a realização do torneio. Logo depois da transação a Confederação divulgou os dias 05 a 09 de fevereiro como período para o brasileiro da divisão de acesso. O grupo MM adquiriu novamente os bilhetes de viagem, e desta vez contou com o apoio do Grupo GMAD e dos Supermercados Tozetto. Além disso, algumas pessoas físicas também estão colaborando com o time. Ao mesmo tempo o ala/pivô Igor, um dos principais atletas da equipe, não foi liberado do seu trabalho, e será o grande desfalque do time em Manaus. “Tivemos várias decepções nos últimos trinta dias, desde ter que viajar com um grupo reduzido – 08 atletas, descaso por parte de algumas autoridades, prejuízo financeiro por parte do nosso patrocinador e a não liberação do Igor” lamentou Ben Hur Chiconato, técnico da equipe. Mas, segundo ele, todas estas dificuldades estão fortalecendo o grupo, que quer jogar bem em nome da cidade, dos seus familiares e especialmente de um sonho esboçado em 2009, que era o de jogar um campeonato brasileiro. “Vamos com tudo, querendo mostrar o melhor do nosso basquete” afirmou o ala/pivô Vinícius da Luz. Além dele o treinador levará para Manaus Edson, Dyouki, Noel, Alex, Vitor, Antonio, e William. O brasileiro da divisão de acesso conhecerá seu campeão na manhã de domingo, dia 09 de fevereiro.

Um comentário:

  1. Boa Sorte aos Tubarões! Que representem da melhor forma o Basquete Cadeirante do Paraná mesmo desfalcados.

    ResponderExcluir