quarta-feira, 15 de maio de 2013

Foz do Iguaçu está pronta para receber o Campeonato Paranaense


Cidade das três fronteiras será a capital do basquete em cadeira de rodas

A cidade de Foz do Iguaçu recebe entre os dias 24 e 26 de maio a 1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas. Nos últimos dias a direção da equipe Harpia da Fronteira/UDF, representante local na competição, e a Secretaria de Esportes de Foz do Iguaçu, tem se empenhado ao máximo para oferecer as melhores condições aos atletas visitantes. A primeira competição oficial da Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, sob a coordenação da nova gestão da entidade, terá também o apoio do SESC e Secretaria do Esporte do Estado do Paraná.

Dez equipes estarão brigando pelo título da temporada: ADFP/Fênix – Curitiba, ADFG/Lobos – Guarapuava, Caramuru/Castro/Falcão, CEDE/PUC – Curitiba, Fantasma/Unidevi – Ponta Grossa, Snakes sobre Rodas/Adefica – Cascavel, IFL – Londrina, Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp – Ponta Grossa, UMPM/UEM – Maringá e Harpia da Fronteira/UDF – Foz do Iguaçu. A competição terá três etapas, sendo que nas duas primeiras as equipes jogarão entre si. Na terceira e última etapa, em Ponta Grossa, no mês de outubro, os quatro primeiros colocados da fase de classificação disputarão o título da série A, enquanto que as demais equipes brigarão pelo primeiro lugar da série B.
Jogos acontecerão no Ginásio do SESC

O presidente da FPRBCR, Ben Hur Chiconato, destaca a iniciativa das cidades de Foz do Iguaçu, Maringá e Ponta Grossa e demonstrarem pronto interesse em sediar as etapas do estadual. “Já temos um grande aliado, que é a Secretaria de Esportes do Paraná, e hoje administrações como as destas três cidades estão abrindo as portas para o basquete em cadeira de rodas”, destaca o dirigente. Além disso, ele lembra sobre a seriedade e compromisso que as equipes envolvidas estão tratando a primeira competição oficial realizada pela entidade, desde que ela foi criada em 2006. E nas próximas horas o presidente da Federação deverá fechar parceria com o blog basketeiros de plantão, que deverá transmitir ao vivo, via internet, a maioria dos confrontos do final de semana. “O basquete em cadeira de rodas do Paraná e a cidade de Foz do Iguaçu aparecerão em tempo real na internet”, comemora o presidente.

Além dos 20 jogos programados para o Ginásio do SESC durante todo o final de semana, um grupo de profissionais estará recebendo capacitação para trabalhar como classificadores funcionais. O curso será ministrado pela classificadora internacional Sônia Ribeiro, da cidade de Joinville (SC). A presença de um classificador em cada partida é fundamental para a conferência da pontuação de lesão que possui cada atleta. Conforme o grau de lesão, cada jogador recebe uma classificação, que varia entre 1,0 e 4,5 pontos. Durante o jogo, em quadra, cada equipe pode somar entre os cinco atletas 14 pontos.
Tubarões/MM e ADFP/Fênix brigam pela hegemonia no estado

A movimentação no SESC – Foz do Iguaçu começa já no início da tarde de sexta-feira (24/5), com as primeiras atividades do curso de classificador. A partir das 15 horas haverá o treinamento de classificação funcional, e as 18 horas está previsto o cerimonial de abertura da competição. Logo após acontecem os primeiros jogos, com destaque para os donos da casa, que farão a partida de abertura da etapa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário