quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Exemplo de vida é homenageado

Eurides - "Enquanto eu puder, estarei dentro das quadras"

Diz o dicionário que ídolo é aquele que desfruta de grande popularidade, como por exemplo artistas, jogadores de futebol, cantores, etc. O homenageado de hoje, e a partir desta data, pelo menos esperamos que isto se estenda por muito tempo, não se encaixa numa destas fantasias populistas. Eurides Roque de Oliveira, 39 anos de idade, é atleta da equipe da Unifil/EAD/Águias, de Londrina. Gente do mundo restrito do esporte. Mais restrito ainda porque é do basquete em cadeira de rodas do Paraná. Não chega a ser um astro da modalidade, mas certamente possui fundamental importância em sua equipe. Não só pelos pontos convertidos e pela boa defesa, mas pelo caráter e grande pessoa que é.

Nosso personagem se tornou publicamente um grande exemplo de vida, capaz de deixar no chão qualquer grande "guerreiro" que o apresentador Faustão, da Rede Globo, insiste dar como predicado aos "astros" que entrevista. Sabem porque? Porque guerreiro é aquele que, mesmo com um doença terrível como o câncer, insiste em viver, luta todos os dias contra a dor, e transforma este esforço em energia para jogar basquete em cadeira de rodas. Todos sabemos que temos um tempo nesta terra, mas não temos certeza de quando faremos nossa passagem. Já Eurides sabe que sua realidade é diferente, mas, mesmo assim, treina com dedicação e busca o melhor de si todos os dias. Talvez para ele o termo "viva intensamente cada segundo da sua vida como se fosse o último", tenha um significado maior ainda. Por isso seu tempo é intenso, e enche nossos olhos de lágrimas.


Emoção e reconhecimento a um dos exemplos de vida do basquete em cadeira de rodas do Paraná

Com este respeito e admiração, instituímos o "Troféu Eurides Roque de Oliveira", como o troféu transitório para os próximos campeões estaduais. No último domingo (13) realizamos uma vontade que alinhavamos há exato um ano atrás. Porque esperar a morte para fazermos homenagem? Não. Vamos lembrar deste glorioso atleta e grande exemplo de vida, em vida. Ele precisa saber que é um ídolo, não pelas cestas, mas sim pelo tapa na cara que dá nas pessoas que acham que possuem problemas, mas na verdade são "chiliques". Para aqueles que desanimam e desistem no primeiro problema que encontram. Para os pessimistas. Para os covardes que correm das situações adversas.

O Ginásio do Clube Duque de Caxias, durante a solenidade de premiação aos campeões de 2015, transformou-se num grande coração, que bate forte, clamando pela sede de viver. Todos temos problemas, todos já passamos por alguma situação de dificuldade. Mas, com a ajuda divina e esforço próprio superamos, e vamos vencer. Está aí o Eurides, símbolo maior da luta, do querer viver hoje "como se não houvesse o amanhã". Tivemos o prazer de ver o homenageado entregar a homenagem. O basquete em cadeira de rodas do Paraná está em festa. Não só pelo grande campeonato, mas também pelos grandes homens que possui. E certamente, hoje, o maior deles veste a camisa 1 do time de Londrina.

Eurides não ficará em nossas memórias! Ele está nelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário