terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Definido o calendário do Campeonato Paranaense


A Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas realizou no último sábado (21/2) Assembléia Geral, para definir os rumos da modalidade em 2015. O encontro aconteceu na cidade de Pinhais, que também estará sediando a primeira etapa do campeonato estadual deste ano. Até o momento, oficialmente, cinco equipes estão confirmadas para disputar a competição: UDF/Harpia da Fronteira, de Foz do Iguaçu, ADFP/Fênix, de Curitiba, Pingüins do Sul, de Pinhais, Fantasma/Unidevi de Ponta Grossa e Tubarões/MM/Fundesp, de Ponta Grossa. As demais equipes filiadas deverão confirmar presença durante o mês de março.

Na pauta das discussões foi oficializada a realização da II Clínica para Árbitros de Basquete em Cadeira de Rodas, que acontecerá em Foz do Iguaçu, entre os dias 20 e 22 de março. A FPRBCR também alterou alguns nomes da sua diretoria, substituindo-os por pessoas que poderão ter maior atuação até o final da atual gestão. O ponto principal do encontro definiu o número de etapas e a forma de disputa do campeonato paranaense. Neste ano, ao invés de duas etapas classificatórias, serão disputadas três. Além disso, haverá uma quarta etapa, que será a final, onde acontecerão os jogos que definirão os campeões da temporada.

A cidade de Pinhais candidatou-se a receber a primeira etapa da competição, entre os dias 29 e 31 de maio. Segundo o presidente da FPRBCR, Ben Hur Chiconato, a iniciativa coloca Pinhais como uma das grandes referências de apoio ao basquete em cadeira de rodas do Paraná. Em 2014 a cidade já havia sediado a II Clínica para Treinadores, e agora, além de receber a Assembléia Geral, coloca-se a disposição para abrigar uma etapa do estadual. “Não é uma tarefa fácil. Exige, além do gasto financeiro, uma boa dose de organização. Temos certeza que a equipe do Pingüins do Sul, a Secretaria de Esportes do Município e as empresas apoiadoras vão proporcionar um grande evento”, assegura o dirigente.


Além da etapa inicial, estão previstas a segunda etapa em Foz do Iguaçu, entre os dias 21 e 23 de agosto, Ponta Grossa, entre os dias 25 a 27 de setembro, e as finais em Curitiba, entre os dias 13 e 15 de novembro. Segundo Ben Hur, com um campeonato sem atropelos de jogos, as partidas poderão ser totalmente cronometradas. “Teremos placares com maior pontuação, e além disso, os times poderão administrar melhor o tempo de jogo”, explicou o dirigente. Nos próximos dias as equipes da ADFG/Lobos/Guarapuava, Caramuru/Falcão/Castro, APAC/Cascavel e Águias/IFL/Londrina devem confirmar presença no campeonato paranaense. Se o número de nove times for mantido o Paraná seguirá como o estado que produz o segundo maior campeonato em número de equipes do país, perdendo somente para São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário