sábado, 7 de dezembro de 2013

Ponta Grossa e Curitiba decidem título do Parajap's

Neste sábado (07/12) aconteceram os jogos que encerraram a primeira fase do torneio de basquete em cadeira de rodas dos Parajap's. Com os resultados do final da tarde Curitiba e Ponta Grossa ganharam o direito de disputar o título da competição, enquanto que Foz do Iguaçu e Londrina decidirão amedalha de bronze. O evento foi marcado pelo triste episódio que envolveu os atletas de Maringá. Prontos para jogar a primeira partida, nesta sexta-feira (06/12), às 08 horas, contra Foz do Iguaçu, os maringaenses ficaram simplesmente por mais de uma hora aguardando o transporte em frente ao hotel que estavam hospedados, que não apareceu. A transferência de responsabilidades - equipe técnica de Maringá e organização dos Parajap's,  acabou por prejudicar totalmente os atletas da equipe, que acabaram sendo derrotados por W x O. O resultado pôs fim ao sonho do time do técnico Pedro em pelo menos disputar uma medalha e repetir o bronze alcançado em 2012. 

Neste sábado (07/12), ao entrar em quadra contra Curitiba, logo após levar a primeira cesta, em sinal de protesto os jogadores abandonaram o jogo, e anunciaram a extinção da equipe. O placar anunciado foi de 2 a 0 para os curitibanos. A revolta tomou conta dos atletas, que vieram para os jogos apenas com cinco integrantes. Vido, um dos jogadores do time, mostrou-se indignado. "Paguei 300 reais para uma pessoa me substituir no meu emprego, e enfrentei esta enorme desorganização", declarou o atleta. Segundo ele, todos estão indignados, afirmando que não dá mais para fazer basquete em cadeira de rodas em Maringá. A cidade ainda poderá ser penalizada pelo Tribunal de Justiça dos Jogos, que prevê penas para situações de igual teor.

O presidente da FPRBCR, Ben Hur Chiconato, lamentou o fato, dizendo que a modalidade no estado perderá uma grande equipe se for confirmada a decisão dos atletas. "Nos últimos quatro anos os maringaenses terminaram todas as competições dentro do Paraná pelo menos entre os quatro melhores", declarou o dirigente. Segundo ele não há como a entidade intervir no assunto. "Esta é uma competição oficial do governo do estado, e seu regulamento é diferente da Federação. Quanto a organização da competição também não temos nenhuma relação. Apenas nossos árbitros estão servindo os jogos", explicou Ben Hur.

Já dentro de quadra Curitiba e Ponta Grossa confirmaram o favoritismo, vencendo seus compromissos nas semifinais. No primeiro jogo da tarde Curitiba derrotou Londrina pelo placar de 47 a 20. Na segunda semifinal Ponta Grossa venceu Foz do Iguaçu por 53 a 23. Neste domingo (08/12), às 09h30 Foz do Iguaçu decide a medalha de bronze contra os donos da casa, Londrina. Às 11 horas, Curitiba e Ponta Grossa entram em quadra numa reedição da final dos Parajap's de 2012.

Um comentário:

  1. Obrigado Presidente da Federação FPRBCR, Ben Hur, vi que realmente a Federação está em boas mãos, diante de sua posição esclarecedora sobre o fato. Nós atletas do time de Maringá, chegamos ao limite, nos deixaram lá esperando por duas horas na frente do Hotel e quando chegamos para jogar, ainda perdemos por WO. Obrigado por entender nosso lado, mas não dá mais, é muita falta de apoio. Sua posição diante do fato é nobre e sei que continuará fazendo pelo Basquete Sobre Rodas um excelente trabalho. Nós atletas explicamos ao time de FENIX que não dava para fazermos parte de um cenário, ou seja, se jogássemos e até mesmo se ganhássemos por qualquer placar, diante do WO que nos foi imposto, estaríamos fora, depois de tanto treinar, tanto lutar, cada atleta para ali estar, enfim....Acabou o anseio, a luta, a vontade de seguir...Mas sabemos que o tempo que cada atletas de Maringá dedicou ao Basquete Sobre Rodas Durante 8 anos, não foi em vão, e amigos surgiram e vão estar sempre em nossas lembranças...a vida é um ciclo, hoje termina um, amanhã começa outro...Boa Sorte a todos os atletas e Obrigado novamente, Ben Hur pela compreensão do fato que foi triste para nós também.

    ResponderExcluir