domingo, 20 de outubro de 2013

Tubarões/MM levantam título estadual

Tubarões/MM terminaram invictos na competição

O Paraná conheceu oficialmente neste final de semana, seu primeiro campeão estadual de basquete em cadeira de rodas. No Ginásio Osni Vilaca Mongruel, do Colégio Sepam, os Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp, que tem o patrocínio do grupo MM Mercadomóveis, e apoio da Faculdades Secal, conquistaram de forma invicta a competição. No último jogo do campeonato os ponta-grossenses venceram a ADFP/Fênix, de Curitiba, tradicional adversária dos últimos anos, por 43 a 19. A competição foi uma realização da Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, que teve o apoio da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, e das Prefeituras de Foz do Iguaçu, Maringá e Ponta Grossa. Até 2012 o evento que apontava o campeão do estado era o Torneio Jamal Farjllah Bazzi, que teve a ADFP/Fênix como destaque, conquistando os títulos de 2009, 2010 e 2012. A partir da formação da nova diretoria da FPRBCR instituiu-se também seu primeiro campeonato oficial, que deverá ser, junto com os Parajap’s, a competição mais importante do estado.
O Campeonato Paranaense teve a participação de nove equipes, que disputaram a fase de classificação em duas etapas. Ao final, os quatro primeiro colocados garantiram presença na Divisão “A”, a principal categoria da modalidade. Os times que ficaram entre a quinta e oitava posição disputaram no final de semana o título da Divisão “B”. Nesta categoria a IFL/Águias, de Londrina, ficou com o primeiro lugar, ao derrotar o Harpia da Fronteira, de Foz do Iguaçu, por 39 a 22. Na disputa do terceiro lugar o Fantasma/Unidevi, de Ponta Grossa, derrotou o Caramuru/Falcão, de Castro por 36 a 9.
Na Divisão “A” o terceiro lugar foi para a UMPM/UEM, de Maringá, que passou pela ADFG/Lobos, de Guarapuava, por 44 a 19. A decisão do título da principal categoria do Paraná foi rodeada de expectativa, pois nos últimos anos os ponta-grossenses dos Tubarões/MM e os curitibanos da ADFP/Fênix tem proporcionado grandes jogos em decisões emocionantes.

CONFRONTO DE CAMPEÕES

O jogo começou equilibrado, com muita aplicação das duas defesas. Do lado dos Tubarões/MM, Vinícius ditava o ritmo dos ataques. Já pelo lado do Fênix William foi o destaque, com duas bolas de três pontos convertidas. Os dez primeiros minutos terminaram com vantagem dos Tubarões – 10 a 8. Nos dez minutos seguintes o time princesino melhorou seu setor defensivo, levando apenas dois pontos. O ataque dos Tubarões não foi muito eficiente, mas mesmo assim, assinalou oito pontos. O primeiro tempo terminou em 18 a 10 para os donos da casa. No terceiro quarto o padrão de jogo foi mantido, e os Tubarões aumentaram a diferença para 27 a 14. Nos dez minutos finais o representante de Ponta Grossa deslanchou. Vinícius e Edson se alternaram na pontuação, e com a parcial de 16 a 5, os Tubarões/MM fecharam a partida em 43 a 19, levando o título de campeão.

PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS

Diouk Sant’Ana e Vinícius da Luz, ambos dos Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp, foram os cestinhas do campeonato, anotando 150 e 122 pontos respectivamente. Na terceira colocação ficou o atleta da ADFG/Lobos, de Guarapuava, que anotou 83 pontos. Vinícius da Luz, dos Tubarões/MM, foi eleito pelos técnicos e árbitros como o atleta destaque do campeonato.
O basquete em cadeira de rodas do Paraná volta a ação nos PARAJAP’s – Jogos Paradesportivos do Paraná, que acontecem entre os dias 12 e 17 de novembro, em Maringá. Oito cidades participarão da competição, e o time de Ponta Grossa buscará o bi-campeonato.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

DIVISÃO “A”
1º) Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp
2º) ADFP/Fênix
3º) UMPM/UEM
4º) ADFG/Lobos/Guarapuava

IFL/Águias, de Londrina - Campeão da Divisão B

DIVISÃO “B”
1º) IFL/Águias/Londrina
2º) Harpia da fronteira/Foz do Iguaçu
3º) Fantasma/Unidevi

4º) Caramuru/Falcão/Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário